Inovar é cada vez mais comum em nosso dia a dia, seja em casa nas atividades cotidianas, no trabalho ou até mesmo no lazer. E se inovamos em quase tudo, porque não na educação, não é mesmo? Observando a escola do hoje e a escola do ontem, houveram poucas mudanças, muitas vezes a cerca dos conteúdos abordados, dificilmente na estrutura física e na metodologia do ensino. Embora esta seja a realidade de muitas escolas no Brasil, algumas estão mudando sua forma de ensinar, inovando na metodologia e na organização física do ambiente escolar.
É importante destacar que toda e qualquer inovação neste nicho vem acompanhada de um desafio muito grande, pois é necessário quebrar um paradigma já agregado à nossa cultura a muito tempo. Escolas que vem inovando tem acima de tudo, que contar com o apoio dos estudantes, pois são eles os protagonistas desta nova escola. Encontrar o equilíbrio entre a educação conservadora e as necessidades de conectar-se com o mundo atual é realmente desafiador e precisa ser feito de maneira responsável e gradativa.
O avanço da tecnologia e a facilidade de compartilhamento de informações traz para a escola o desafio de trabalhar com estudantes que não são apenas receptores de conhecimento, mas sim parte protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Na prática, isso pode significar aulas mais dinâmicas onde o professor passa a ser um mediador do conhecimento e não o emissor de tal.
A inovação nas escolas acontece de várias formas, seja no currículo, na estrutura física, organizacional e ainda na metodologia de ensino. O espírito inovador está adentrando as escolas ao redor do mundo e transformando a vida dos estudantes e agentes educacionais, se quiser saber mais, acesse:

Desafios reais na licenciatura fazem alunos repensarem papel da tecnologia na educação


http://novosalunos.com.br/a-importancia-da-inovacao-no-ensino-e-aprendizagem-dos-alunos/

11 escolas inovadoras que você precisa conhecer


http://www.futuraplay.org/serie/destino-educacao-escolas-inovadoras/
http://simec.mec.gov.br/educriativa/mapa_questionario.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.